Tipos de Porta: Qual Escolher

Tipos de Portas: Qual Escolher

As portas são elementos de grande importância em qualquer construção, tendo como função primordial o acesso entre os espaços. Podem ser feitas de diversos materiais e formatos, adaptando às necessidades técnicas e práticas.

No momento em que construímos ou reformamos, surgem diversas dúvidas, principalmente quando falamos sobre os detalhes finais e acabamentos. Portanto, vamos abordar nesse post os principais tipos de portas e seu possíveis materiais,  pois o que existe é a porta para cada demanda.

Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta de Entrada de Madeira
Tradicional
Tipos de Porta: Qual Escolher
Porta Tradicional

São as portas mais comuns, com apenas uma abertura, que utilizam batente e dobradiça. São ideias para qualquer tipo de projeto, são econômicas e facilmente encontradas à pronta entrega.

Indicadas para locais de passagem habitual, como quartos, banheiro, enfim, os locais de maior tráfico de pessoas.

pivotante
Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta Pivotante

Esse modelo de porta, possui maior amplitude de giro, projetando parte do seu corpo para fora e permitindo vãos mais largos, que pode ser lateralizada.

Com seu grande apelo estético, costuma ser portanto, indicada para portas de entrada ou em locais que se buscam economizar espaço.

sanfonada
Tipos de Porta: Qual Escolher
Porta Sanfonada

A porta sanfonada dobra longitudinalmente ao abrir, ou seja, lateralmente e com dobras, ficando contida no espaço do vão. Dessa forma, há a economia de espaço mas sem um vedamento de som muito bom.

de correr
Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta de Correr

Ideal para a abertura de grandes vãos, as portas deslizam sobre um trilho. Elas podem ser abertas completamente, deixando o espaço totalmente livre e ocupando pouco espaço.

materiais

Para confecção das portas, o primeiro material que vem à mente é a madeira. Porém, existem mais opções de materiais de acordo com a necessidade e o design do projeto. Portanto, confira alguns materiais e suas características:

Madeira
Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta de Madeira

As portas de madeira podem ter diversos acabamentos, diversas tonalidades ou ainda receber detalhes com tinta. Demanda cuidados com sua manutenção, principalmente se expostas à intempéries.

Como material derivado, também existem portas em MDF, que apresenta benefícios similares mas com um custo menor. O grande cuidado com o material será a umidade, já que o material é resistente mas não imune.

alumínio
Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta de Alumínio

Possuem uma maior durabilidade, não enferrujam e são leves. Tem uma grande opção de cores, mas o ambiente e o projeto devem ser avaliados para a instalação.

ferro
Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta de Entrada de Ferro

Apresentam resistência, segurança e preço acessível, mas para sua conservação é essencial a manutenção, garantindo que elas não enferrujem, principalmente quando expostas à água. Muito usadas para portões, por terem tantas vantagens.

vidro 
Tipos de Portas: Qual Escolher
Porta de Vidro

Ajudam a manter a iluminação natural, de fácil limpeza e manutenção. Otimiza os espaços e permite um melhor aproveitamento do espaço, integrando ambientes.

como fazer a manutenção

Os cuidados com as portas devem ser tomados, para que sejam conservadas durante muito mais tempo. A limpeza mais constante, como um pano úmido e limpezas mais periódicas como o cuidado com as dobradiças que devem ser lubrificadas conforme a necessidade.

Veja a seguir os principais cuidados de acordo com o material da porta:

Madeira:

Para evitar rachaduras na porta, deve sempre lixar por completo. Depois de lixada, é preciso aplicar um selador para fechar os poros da madeira. Em seguida, aplicar um impermeabilizante, tinta ou verniz, mas algumas portas já vem com esse acabamento feito. A manutenção deve ser feita em um período de 2 anos, ou quando houver necessidade, quando muito expostas às intempéries.

Para portas pintadas, sempre é bom optar por produtos neutros e diluídos com água, com esponjas ou panos que não arranhem a superfície.

Alumínio:

O alumínio é conhecido por ter uma grande durabilidade, mas para que se mantenha, é necessário alguns cuidados. A lubrificação das articulações da porta merece muito cuidado, se necessário trocar as roldanas e escovas de vedação caso não estejam em seu ideal de funcionamento.

Para a limpeza, não devem ser usados materiais abrasivos e produtos químicos, como removedores, que possam manchar a anodização ou tornar a pintura opaca. Portanto, optar por produtos de formulação neutra, sem saponáceos ou esponjas de aço.

Vidro:

O vidro é de fácil manutenção de cuidados para sua preservação, precisando apenas de cuidados básicos como a limpeza com produtos específicos para vidro, ou apenas um pano úmido de algodão para evitar manchas.

Não é necessário usar produtos como ácido, álcool, cera, desinfetante ou removedor para limpar a porta.

 

Com este pequeno guia que preparamos, esperamos ajudar com a melhor escolha para o seu lar! No Rei do Compensado você encontra diversos materiais para realizar o seu projeto.

Entre em contato com a gente e faça seu pedido!

 

 

X